Viagem espacial e eliminação da pobreza: a China fez os dois

Do Serviço de Informações da Executive Intelligence Review

Com orgulho justificado, um editorial de 17 de dezembro do China’s Global Times celebrou que, em 2020, a China havia eliminado a pobreza absoluta e enviado uma missão bem-sucedida à Lua.

A cápsula Chang’e-5 carregando rochas e solo da lua pousou com segurança na Terra na manhã de quinta-feira. Isso reflete o progresso tecnológico abrangente da China. Claro, não é o único orgulho para o ano de 2020 da China. Em novembro, os últimos poucos condados empobrecidos, todos na província de Guizhou, no sudoeste da China, eliminaram a pobreza absoluta, uma melhoria decisiva da meta da China de alcançar uma sociedade moderadamente próspera em todos os aspectos. “Com um orçamento limitado, a China tem várias tarefas ao mesmo tempo – deve encorajar o desenvolvimento de habilidades de alta tecnologia, expandir o espaço e impulsionar as forças geradoras de avanço social, ao mesmo tempo em que se esforça para melhorar a vida das pessoas e contribui com a justiça social”.

O editorial continua relatando que alguns criticaram a China por supostamente “investir recursos excessivos em campos como o aeroespacial”. Mas, eles respondem, “Uma estratégia nacional centrada na tecnologia e o desenvolvimento econômico voltado para as pessoas estão altamente integrados. Nas últimas décadas, o povo chinês tem desenvolvido o campo aeroespacial, mas sua subsistência também tem melhorado. O projeto de exploração lunar não é um projeto de vaidade política – está bem ao alcance da sociedade chinesa. O progresso em áreas de alta tecnologia, como a aeroespacial, aumentou a competitividade estratégica da China em geral. Ao mesmo tempo, as pessoas estão levando uma vida melhor. Sem o avanço nas áreas de alta tecnologia, a prosperidade da China não teria espinha dorsal e garantia de longo prazo”.

O editorial concluiu: “Precisamos viajar ao espaço passo a passo, e nossa governança social boa e justa dará força para isso. Nossas ambições e sonhos estimularão a perseverança. Chang’e-5 é apenas o começo”.